POR QUE MAIS UM SITE SOBRE TDAH?

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O TDAH acomete cerca de 5% da população mundial. Desse modo, mais de 2,5 milhões de brasileiros, entre 0 e 19 anos, em plena idade escolar, sofrem deste transtorno, além de outros milhões de adultos e idosos. Todavia, no Brasil, há poucos milhares de casos diagnosticados, principalmente, pela falta de informação, que é o maior dificultador no processo de diagnóstico do Transtorno.

Sintomas do TDAH

Os sintomas do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade variam em função de alguns fatores, tais como idade, diferença entre os sexos e estímulos externos. Assim, um garoto de 7 anos com TDAH pode apresentar uma sintomatologia bem diferente de uma garota na mesma idade. E ainda, adultos podem apresentar uma diminuição de alguns sintomas ou uma exacerbação de outros. Além disso, com uma certa frequência, portadores de TDAH são acometidos por doenças ou transtornos secundários, associados ou não ao TDAH, tais como Dislexia, Transtorno de Ansiedade, Síndrome das Pernas Inquietas, Transtorno Bipolar, Depressão, Fobias, Transtorno Obssessivo-compulsivo e outros.

Assim, nas crianças, a principal diferença de sintomas está associada ao gênero (masculino ou feminino). Portanto, nas garotas, ocorre com mais frequência, a manifestação do TDA sem hiperatividade e impulsividade, com uma forte ênfase na desatenção. Os sintomas mais frequentes nelas são:
   
  1. Falta de atenção nas tarefas, ocorrendo mais erros que o comum;
  2. Falta de atenção em detalhes, especialmente nas atividades que sonsidera chatas ou repetitivas;
  3. Falta de atenção nas aulas, parece prestar atenção em menos da metade da aula;
  4. Falta de atenção nas atividades de lazer que não estejam ligadas a equipamentos eletrônicos, como computador ou vídeo-games;
  5. Não presta atenção quando pessoas falam com ela;
  6. Parece ignorar ordens
  7. Inconstância rotineira: dificilmente termina tarefas e trabalhos escolares, tarefas domésticas e obrigações em geral;
  8. Inconstância periódica: se interessa por muitas atividades diferentes, como cursos de música, de dança, de línguas e de teatro, mas desiste repentinamente, por motivos banais ou sem motivo;
  9. Desorganização: dificuldade em organizar tarefas escolares, arrumar ou manter organizado o próprio quarto;
  10. Destração interna: perde os pertences com frequência, como lápis, borracha, chaves, celular, livros, maquiagem, simplesmente por não lembrar onde deixou;
  11. Destração externa: distrai-se com estímulos externos, como o vôo de uma borboleta, alguém passando, barulho e semelhantes;
  12. É esquecida em relação a detalhes de atividades rotineiras.

Por conta dos sintomas apresentados pelas garotas, com maior frequência na desatenção e desorganização, costumam receber vários rótulos (apelidos, adjetivos) negativos, como: bagunceira, avoada, lenta, desorganizada, destraída, etc.

Os rótulos fazem parte de uma triste realidade que forma o contexto da vida da maior parte das crianças com TDA. A falta de compreensão dos membros da família e dos profissionais da escola, como professores e coordenadores acaba permitindo que a criança cresça numa atmosfera negativa, de broncas, notas baixas, apelidos e inferiorização. Quando não tratadas adequadamente, a criança pode levar os sintomas para a vida adulta sem saber lidar com eles. Assim, pode experimentar uma cruel frustração nos âmbitos escolar/acadêmico, profissional, familiar, social (amizades) e sentimental (relacionamentos afetivos).

Nos meninos, o mais comum é o TDAH, que une aos sintomas da desatenção, os outros relacionados à hiperatividade e à impulsividade. Por isso, podem apresentar os mesmos sintomas mencionados acima, porém com a adição de outros. Os sintomas da hiperatividade mais comuns são:

  1. Dificuldade de ficar sentado por mais de uma hora, especialmente na sala de aula, ou quando fazendo tarefas escolares em casa (algumas crianças não conseguem ficar sentados por mais de alguns minutos);
  2. Quando sentado, balança as pernas, mexe as mãos ou se remexe na cadeira;
  3. Sobe nos móveis, corre dentro de casa/sala de aula, atraindo atenção e recebendo repreensões com frequência;
  4. Interage com outras crianças de forma violenta ou inconsequente;
  5. Parece ter um 'motor' ligado 24 horas: é quase sempre agitado e impaciente;
  6. Fala mais do que o adequado;
  7. As vezes grita, em situações que poderia apenas falar;
  8. Interrompe outras pessoas quando estão falando;
  9. Tenta terminar o que outra pessoa está falando;
  10. Parece querer saber mais que as pessoas mais velhas;
  11. Interrompe outros quando estão ocupados;
  12. Tem dificuldade em obedecer ordens ou comandos de autoridade;
  13. É desobediente ou excessivamente teimoso;
  14. Não gosta de esperar sua vez;
  15. Parece querer controlar outras crianças, quando em situações de lazer.

Nem todas as características ou sintomas acima são apresentados em todos os casos. Na verdade, algumas vezes, apenas quatro ou cinco sintomas aparecem e, em muitos casos, um ou dois sintomas são os que chamam mais atenção. Todavia, independentemente de quantos sintomas surgem em uma criança com TDAH, eles são suficientes para atrair a antipatia de professores, colegas e até da própria família.

Este texto tem o mero objetivo de servir de noção introdutória à sintomatologia do TDAH e não serve como diagnóstico.

Se você se interessa em fazer um pré-diagnóstico de um possível portador do Transtorno de Déficit de Atenção e/ou Hiperatividade, pode usar o formulário disponibilizado pela ABDA - Associação Brasileira de Déficit de Atenção, no link:

Prof. Sean Mardem